Buscar
  • Duanny Gumesson

A diferença Invisível


Aprender de maneira divertida é tudo de bom! Você já ouviu falar sobre o autismo (também conhecido como Transtorno do Espectro Autista)? O que sabe sobre ele? Compreende quais são as características e condições de uma pessoa com autismo? A Diferença Invisível é uma história tocante, interessante e didática que aborda este tema.

Marguerite é mais uma francesa: tem seu emprego, namorado, bichos de estimação, tarefas diárias, cuida de sua vida… mas ainda assim se sente desencaixada do resto. Ela tem dificuldades em realizar ações que para muitos são simples, como se relacionar com colegas de trabalho, viajar, ir a festas, usar roupas de determinados tecidos e até mesmo usar um despertador. Encontra dificuldade em entender ironias e passar a noite fora de casa é um desafio. Essa dificuldade social acaba por colocá-la em um casulo. Casulos são feitos para proteger, mas em um determinado momento é necessário rompê-los para crescer e encarar o mundo que está fora deles.

Buscando uma causa para seu "deficit social", Marguerite descobre possuir uma das variações do Autismo. No entanto, o que poderia ser uma má notícia funcionou como ato de libertação e sua liberdade possibilitou sua redescoberta.

Todas essas dificuldades vividas por Marguerite e por mais de 70 milhões de pessoas ao redor do mundo são apresentadas em formato de História em Quadrinhos (HQ) no livro A Diferença Invisível, publicado no Brasil pela Editora Nemo. A obra traz ilustrações de Mademoiselle Caroline e roteiro de Julie Dachez, que conta suas experiências usando o alterego da protagonista Marguerite.

Hoje no mundo, segundos dados da OMS/ONU, 1% da população mundial possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Marguerite mostra que muitas pessoas com TEA podem perfeitamente estar no convívio social desde que seja compreendido que TODOS somos e fazemos as coisas de maneiras diferentes.

O uso de cores (que no início da HQ limita-se ao preto, branco, cinza e vermelho) vai se diversificando ao longo da história a cada nova descoberta de si mesma feita por Marguerite. Ao longo do livro, sua vida passa a ser outra: mais colorida e dinâmica.

A Diferença Invisível possui um anexo chamado - O que é Autismo? - que traz importantes e valiosas informações sobre o TEA. Dachez se tornou uma grande pesquisadora sobre o assunto. Vários textos e trabalhos seus podem ser consultados em seu blog http://emoiemoietmoi.over-blog.com/ (em francês). No Brasil um bom local para buscar mais informações é o site http://autismobrasil.org/, por exemplo.

Nos formatos impresso e e-book, a publicação tem o preço entre R$ 34,00 e R$ 45,00.

Vale a pena a descoberta! Vamos nessa?


60 visualizações