top of page
Buscar
  • Duanny Gumesson

Manual do Autismo


No último dia 2 de abril, tivemos o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, criado pela Organização das Nações Unidas. Mesmo antes dessa data tão significativa, nós, do Grupo Incluir, começamos a nos empenhar bastante em estudar e compreender mais sobre esse transtorno.

Nessa perspectiva, já fizemos até a indicação de uma História em Quadrinhos sobre o tema: A Diferença Invisível (para conhecer mais sobre a obra, é só você clicar AQUI. Além disso, estamos preparando um curso bem legal e superatualizado sobre o Autismo, que já está com as inscrições abertas e terá o início das aulas no mês de junho.

Enfim... vamos ao que interessa! Hoje vimos aqui para fazer a indicação de um outro livro bastante interessante sobre o tema: Manual do Autismo, de autoria do Dr. Gustavo Teixeira.

Apesar de o subtítulo do livro fazer um direcionamento aos pais (Guia dos pais para o tratamento completo), após a leitura concluímos que ele não é apenas para pais, mas, sim, para professores e demais profissionais que convivam com crianças autistas, assim como para pesquisadores, estudantes e curiosos que queiram compreender mais sobre o tema. Além disso, mesmo com a palavra manual no título, estamos certos de que a obra não se trata de um passo a passo generalista: é um estudo breve e cuidadoso acerca do tema.

Com uma linguagem de fácil entendimento, o Manual do Autismo traz um histórico resumido, além de conceitos, comportamentos e dados estatísticos relacionados ao transtorno. Em seguida, causas, características, diagnósticos e tratamentos são abordados.

A partir dessa leitura, será possível ter um domínio sobre quais comportamentos esperar e como agir diante de uma criança com o diagnóstico de Autismo. Caso não haja um diagnóstico, será possível identificar possíveis comportamentos relacionados ao transtorno e encaminhar a criança para os profissionais competentes, para que conduzam de forma adequada a situação.

Importante: nos formatos impresso e e-book, na internet você consegue encontrar o livro nos valores de R$ 17,80 a R$ 29,90.

Esperamos que essa possa ser apenas o início da construção do seu conhecimento sobre esse tema!

Ah, compartilhe suas impressões sobre o livro ou o Autismo com a gente!

Boa leitura!


196 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Acessibilidade do Concurso Nacional Unificado

Estamos na reta final de organização de um dos maiores eventos de concursos públicos do Brasil. O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) mostra como os processos de acessibilidade em provas são um

bottom of page